Saúde na Escola:
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em setembro de 2008 pelo Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, com o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos, visando à integração e articulação permanente entre educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida das crianças que estão estudando, suas famílias e ao mesmo tempo construindo uma cultura de paz nas escolas.
O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Na perspectiva da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos. A escola exerce papel fundamental no processo de educação integral como forma de proteger e atender o pleno desenvolvimento do indivíduo em formação, mas também da sua comunidade.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:
Para elaboração do projeto ético-político que inclui os componentes da educação e da saúde, é necessário compreender o contexto em que as condições de saúde da população se encontram, levando em consideração o estado nutricional, a incidência da obesidade e desnutrição para o diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes e anemia, saúde bucal para o controle de cárias, limpeza e escovação adequada dos dentes, acuidade visual, auditiva e avaliação psicológica dos estudantes.
Um outro aspecto que inclui a parceria entre saúde e educação estão na construção de uma cultura de paz: no enfrentamento às diferentes expressões de violência, as resisistências sociais e culturais, e no combater ao consumo de álcool, drogas e fumo. Além da abordagem sobre educação sexual e reprodutiva, estímulo às atividades físicas e práticas corporais.
Em Vargem Pequena, no território adstrito da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, temos três referências da Educação Municipal: as creches municipais Rogério Cardoso Furtado, Sebastião Bernardes de Souza Prata e a Escola Municipal Italo Zappa, onde há o Programa Saúde na Escola.
Com a implementação do Programa Saúde da Escola em abril de 2011, conseguimos nos aproximar dos principais equipamentos públicos de educação, para manifestar nosso desejo de parceria e a realização de ações que visem a promoção, prevenção e proteção da saúde, não só as crianças que estudam naquele local, mas principalmente que alcancem e envolvam suas famílias e a comunidade.
As ações em saúde propostas estão no âmbito da educação em saúde que visam: orientações sobre: alimentação saudável, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Higiene Bucal, Encaminhamento ao Serviço em situações de urgência ou prioridade, pesagem e medida para investigação de desnutrição e obesidade, orientações sobre saúde e meio ambiente (uso adequado do lixo e orientações sobre criadouro de mosquitos da dengue - em parceria com a Vigilância da Saúde.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).
No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.
A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.
Na perspectiva da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos. A escola exerce papel fundamental no processo de educação integral como forma de proteger e atender o pleno desenvolvimento do indivíduo em formação, mas também da sua comunidade.
Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:
a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.
Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:
Para elaboração do projeto ético-político que inclui os componentes da educação e da saúde, é necessário compreender o contexto em que as condições de saúde da população se encontram, levando em consideração o estado nutricional, a incidência da obesidade e desnutrição para o diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes e anemia, saúde bucal para o controle de cárias, limpeza e escovação adequada dos dentes, acuidade visual, auditiva e avaliação psicológica dos estudantes.
Um outro aspecto que inclui a parceria entre saúde e educação estão na construção de uma cultura de paz: no enfrentamento às diferentes expressões de violência, as resisistências sociais e culturais, e no combater ao consumo de álcool, drogas e fumo. Além da abordagem sobre educação sexual e reprodutiva, estímulo às atividades físicas e práticas corporais.
Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado, Escola Municipal Italo Zappa e Creche Municial Sebastião B.Souza Prata |
Técnica de Enfermagem Elaine da Silva da E.M. Italo Zappa |
Com a implementação do Programa Saúde da Escola em abril de 2011, conseguimos nos aproximar dos principais equipamentos públicos de educação, para manifestar nosso desejo de parceria e a realização de ações que visem a promoção, prevenção e proteção da saúde, não só as crianças que estudam naquele local, mas principalmente que alcancem e envolvam suas famílias e a comunidade.
As ações em saúde propostas estão no âmbito da educação em saúde que visam: orientações sobre: alimentação saudável, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Higiene Bucal, Encaminhamento ao Serviço em situações de urgência ou prioridade, pesagem e medida para investigação de desnutrição e obesidade, orientações sobre saúde e meio ambiente (uso adequado do lixo e orientações sobre criadouro de mosquitos da dengue - em parceria com a Vigilância da Saúde.
Teatro de Fantoches
Cuidando da saúde bucal das crianças
Cuidando com amor
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