Saúde na Escola:



O  Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em setembro de 2008 pelo Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, com o objetivo de reforçar a prevenção à saúde dos alunos, visando à integração e articulação permanente entre educação e saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida das crianças que estão estudando, suas famílias e ao mesmo tempo construindo uma cultura de paz nas escolas.

 O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

   O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

   As atividades de educação e saúde do PSE ocorrerão nos Territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (Ministério da Saúde), tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação (escolas, centros de saúde, áreas de lazer como praças e ginásios esportivos, etc).

No PSE a criação dos Territórios locais é elaborada a partir das estratégias firmadas entre a escola, a partir de seu projeto político-pedagógico e a unidade básica de saúde. O planejamento destas ações do PSE considera: o contexto escolar e social, o diagnóstico local em saúde do escolar e a capacidade operativa em saúde do escolar.

A Escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma Educação Integral.

Na perspectiva da saúde, as práticas das equipes de Saúde da Família, incluem prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde dos indivíduos e coletivos humanos. A escola exerce papel fundamental no processo de educação integral como forma de proteger e atender o pleno desenvolvimento do indivíduo em formação, mas também da sua comunidade.

Para alcançar estes propósitos o PSE foi constituído por cinco componentes:

a) Avaliação das Condições de Saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública;
b) Promoção da Saúde e de atividades de Prevenção;
c) Educação Permanente e Capacitação dos Profissionais da Educação e da Saúde e de Jovens;
d) Monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes;
e) Monitoramento e Avaliação do Programa.


Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que:

Para elaboração do projeto ético-político que inclui os componentes da educação e da saúde, é necessário compreender o contexto em que as condições de saúde da população se encontram, levando em consideração o estado nutricional, a incidência da obesidade e desnutrição para o diagnóstico precoce de hipertensão, diabetes e anemia, saúde bucal para o controle de cárias, limpeza e escovação adequada dos dentes, acuidade visual, auditiva e avaliação psicológica dos estudantes. 

Um outro aspecto que inclui a parceria entre saúde e educação estão na construção de uma cultura de paz: no enfrentamento às diferentes expressões de violência, as resisistências sociais e culturais, e no combater ao consumo de álcool, drogas e fumo. Além da abordagem sobre educação sexual e reprodutiva, estímulo às atividades físicas e práticas corporais.





Creche Municipal Rogério Cardoso Furtado, Escola Municipal Italo Zappa e Creche Municial Sebastião B.Souza Prata




Técnica de Enfermagem Elaine da Silva da E.M. Italo Zappa
Em Vargem Pequena, no território adstrito da Clínica da Família Maury Alves de Pinho, temos três referências da Educação Municipal: as creches municipais Rogério Cardoso Furtado, Sebastião Bernardes de Souza Prata e a Escola Municipal Italo Zappa, onde há o Programa Saúde na Escola.

    Com a implementação do Programa Saúde da Escola em abril de 2011, conseguimos nos aproximar dos principais equipamentos públicos de educação, para manifestar nosso desejo de parceria e a realização de ações que visem a promoção, prevenção e proteção da saúde, não só as crianças que estudam naquele local, mas principalmente que alcancem e envolvam suas famílias e a comunidade.


As ações em saúde propostas estão no âmbito da educação em saúde que visam: orientações sobre:  alimentação saudável, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Higiene Bucal, Encaminhamento ao Serviço em situações de urgência ou prioridade, pesagem e medida para investigação de desnutrição e obesidade, orientações sobre saúde e meio ambiente (uso adequado do lixo e orientações sobre criadouro de mosquitos da dengue - em parceria com a Vigilância da Saúde.





Teatro de Fantoches 

Cuidando da saúde bucal das crianças

Cuidando com amor










0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432