Integração Saúde da Família e Vigilância em Saúde

Vigilância em Saúde





"Um indivíduo não existe sozinho e isolado. O homem é o resultado das relações que estabelece. Melhorar a qualidade de vida e promover a saúde de uma pessoa implica agir no espaço em que ela vive".

Com o Programa de Saúde da Família na reformulação da Atenção Básica as atribuições ao que tange à promoção, prevenção, vigilância em saúde, são um dos eixos principais para que a assistência em saúde com porta de entrada, funcione de forma eficaz e eficiente. Para isso, como um braço que funciona o corpo da Atenção Básica a Vigilância em Saúde, através dos Agentes de Combate às Endemias contribuem positivamente a orientação dos princípios fundamentais que envolvem o conceito de vigilância em saúde e também o desenvolvimento sustentável de um dado território e a cidadania dos indivíduos que ali residem.

A Vigilância em Saúde portanto, é a monitoração constante da distribuição e incidência de doenças numa determinada população. Sua principal característica, assim como dos Agentes Comunitários de Saúde é a territorialidade que é o espaço físico, social e cultural onde as pessoas vivem, convivem, formam laços e vínculos, seja através da relação de moradia, trabalho, educação, cultura, família entre outros elementos agregadores. 

A monitoração que faz parte do trabalho de Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Combate às Endemias é importante porque leva em consideração os determinantes do processo saúde-doença, avaliando seus riscos, os danos à saúde que afetam o indivíduo em si, sua família e seu em torno. O método de trabalho de ambas as equipes para uma melhor monitoria está na promoção da saúde, onde juntas atuam no território e apontam indicadores que irão condicionar melhor o trabalho em prol da saúde da população.

Fonte: Vigilância em Saúde; Saboya, Paulo.




Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada dos Bandeirantes, n° 11.227 - Vargem Grande

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 20h | Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3410-8572 | 3416-2432